EXPOSIÇÃO DE FOTOGRÁFIAS "SOB O OLHAR DE UM CARCARÁ"

A exposição foi realizada com recursos da lei de incentivo a cultura.  EDITAL DE PATRIMÔNIO CULTURAL DO CEARÁ - LEI ALDIR BLANC


* Apresentação do Projeto:

O Projeto “sob o olhar de um carcará” traz com uma proposta de uma produção e circulação de uma exposição com fotos aéreas de drone.

Quixadá é conhecida pelo seu curral de pedras e conhecido como serrotes ou monólitos. Sua escala de ocorrência é considera gigantesca, o que atribui à paisagem um caráter singular, com grande destaque visual. Os monólitos estão concentrados em mais de cinquenta elevações, conferindo à área um aspecto único no Brasil

Os Inselbergs de Quixadá foram tombados em setembro de 2004 pelo IPHAN passando a ser Patrimônio Nacional por serem considerados uma paisagem de rara beleza. São Constituídas de rochas de granito que se formaram a mais de 600 milhões de anos e sua altura média varia de 200 a 500 metros. Essas formações rochosas ondulam a paisagem de Quixadá e conferem uma característica especial. Partindo dessa brilhante simbologia internacional pensamos em uma exposição que possa fazer um link entre essa representação com a nossa Quixadá. A proposta é de circulação em Universidades, escolas (públicas / particulares) e prédios públicos.

O acervo em exposição consiste em imagens aéreas de nossos monólitos, material onde o nosso município está representado, também está fazendo parte da exposição um material fotográfico de produção local fruto de cursos profissionalizantes da Escola de Cinema do Sertão (Quixadá-CE), a ideia é valorizar nossas paisagens com e nosso povo quixadaense.

 

* Objetivo Geral:

Partindo de um contexto histórico de cultural audiovisual região de Quixadá, nasceu a ideia de mostrar os monólitos em uma ótica área de que finaliza com uma exposição produzido através de drones, tentando assim nos levar a um vôo de um carcará.

* Objetivos Específicos:

Promover a circulação da exposição em Universidades, escolas (públicas / particulares) e prédios públicos; Veiculação o conteúdo do museu de Quixadá junto ao público leitor no âmbito municipal ou estadual; Possibilitar o diálogo entre comunidade e exposição de forma a contribuir na formação crítica de visitantes; Proporcionar a prática compartilhada por de meio de oficinas e um concurso cultural no dentro da programação; Facilitar e motivar a experiência de conhecer o passado do nosso município; Contribuir na melhoria do retrato da leitura no Brasil.

 

* Justificativa:

Pensamos em uma série de atividades ligadas a uma circulação de uma exposição sobre as formações rochosas de Quixadá-CE conhecidas por monólitos. A Idéia é mostrar nossas belezas naturais, que às vezes por estarem tão presentes passam despercebidos por parte da população quixadaense e assim mostrar a importância de tais belezas para comunidade, explicando também como se deu esse reconhecimento oficial por parte de uma associação mundial. Para somar com essa ação, pensamos em um conjunto de atividades que possam deixar um legado de formação e proporcionar atividades artísticas e culturais no referido município.


 











Documentário produzido junto a exposição. "sob o olhar de um carcará" mostra as belezas naturais da cidade de Quixadá(os monólitos) de uma perspectiva aérea. Por estarem tão presentes no dia a dia acabam passando despercebidos da população local. A produção de quase 13 minutos mostra diversas formações rochosas com suas historias e curiosidades. 

 






 FOTOS DOS CANDIDATOS DO CONCURSO DE FOTOGRÁFIA DOS EX-ALUMOS DA ESCOLA DE CINEMA DO SERTÃO












Comentários

Postar um comentário